6 dicas para aproveitar a viagem de férias

Chegaram as férias escolares e muitos irão viajar. Veja algumas dicas para tornar essa viagem de férias muito divertida e memorável.

1. Não se esqueça de usar protetor solar

A maioria dos protetores solares estão liberados a partir do sexto mês de vida. Um fator de proteção solar acima de 30 é adequado para as crianças e deve ser reaplicado a cada 2 horas ou cada vez que entrar na água. Converse com o seu pediatra ou dermatologista a respeito de qual protetor solar é mais adequado para a pele do seu filho.

Para os menores de 6 meses, abuse de roupas e chapéu com proteção solar, mas evite exposição solar entre 10 e 16 horas.

2. Não se esqueça do repelente

Vivemos em um país onde mosquitos são grandes transmissores de doenças. Portanto, nada de expor seu filho às picadas. A partir dos 6 meses, os repelentes estão liberados. Sempre aplique após o protetor solar.

Nos menores de 6 meses, lance mão de barreiras mecânicas como mosquiteiros, blusas de manga longa e calças compridas.

3.  Ofereça água com frequência

Nesse calor, ofereça sempre água para que seu filho se mantenha hidratado. Muitas vezes, com tanta diversão e atividades, as crianças se esquecem de beber água fica menos hidratadas do que deveriam. E não se esqueça de que nada hidrata melhor do que água. Portanto, prefira água a sucos.

4. Não dê férias para a saúde

Algumas coisas não podem tirar férias e a saúde dos nossos filhos é uma delas. Portanto, mantenha a alimentação saudável. Escapulidas podem acontecer, mas não vamos torná-las assim frequentes, certo? Nada de deixar de escovar os dentes! Dormir é importante para que o dia seguinte seja mais proveitoso!

5. Férias é para descansar

Parece besteira falar isso, mas muitas vezes programamos tantas atividades para o nosso filho que esquecemos que as férias foram feitas para descansar. Não fazer nada também é importante pois permite que as crianças usem aquilo que mais de mais bonito possuem: criatividade. Isso é o que chamamos de ócio criativo. Portanto, deixe seu filho dar asas à criatividade dele!

6. Cuidado com a segurança

Seja pequenininho ou grandão, sempre atente com a segurança das crianças. Saiba quais são as restrições de idade para a atividade programada e se há indicação de uso de equipamentos de segurança como capacete ou joelheiras, por exemplo. Tenha alguém designado para cuidar das crianças, principalmente das menores. Digo que quando tem muita gente olhando, não tem ninguém vendo direito. Isso porque relaxamos quando estamos em um grupo de pessoas, acreditando que sempre alguém verá se há uma situação de risco e nem sempre é verdade.

 

Para aqueles que estão curtindo a viagem de férias ou decidiram ficar por aqui, desejo um Feliz Natal é um ano de 2018 repleto de realizações e de saúde!!

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como Pediatra em São Paulo.

Comentários
Dra. Paula Woo

Posted by Dra. Paula Woo