O tempo passa e quando os pais assustam a idade escolar ou a necessidade de procurar uma creche para a criança já está batendo à porta. Seja pelo fim da licença maternidade ou como forma de incentivar as crianças a interagirem umas com as outras na escola, o início dessa fase é importante tanto para os pais, como para os filhos.
Escolher a melhor escola para o seu filho não é uma tarefa fácil. Por isso, separamos algumas dicas importantes que você deve pesquisar e procurar saber antes de entregar o seu filho aos cuidados de uma creche/escola.
-
Alimentação
É muito comum que as escolinhas, principalmente, em período integral tenham a opção de alimentação inclusa na mensalidade. Nesses casos, é importante verificar se a proposta é oferecer uma alimentação balanceada e rica nos itens que você preza para a saúde e bem-estar do seu filho. Além disso, caso de alergias alimentares ou restrições como intolerância a lactose ou glúten devem ser comunicadas já no primeiro dia.
-
Metodologia
Há diversas metodologias de ensino presente no mercado hoje em dia. Antes de matricular o seu filho na escola, procure saber mais a respeito da metodologia de ensino, das atividades curriculares e extracurriculares, nos professores e demais profissionais que terão contato com a criança. O desenvolvimento infantil ocorre o tempo todo, por isso, é interessante que antes de definir a escola, os pais visitem e acompanhem a programação.
-
Custo-benefício
Considere a estrutura, os brinquedos pedagógicos, a alimentação, a equipe de professores e demais funcionários para avaliar o custo-benefício do local para o seu filho. É preciso avaliar todos os pontos antes de realmente matricular a criança. O ambiente tem que ser saudável e transmitir segurança para os pais.
-
Recomendações
Procure recomendações de outras mães e pais seja no bairro, entre amigos ou vizinhos para ter conhecimento sobre a rotina e os costumes da escola que você pretende colocar o seu filho. Não tenha vergonha de perguntar, tirar dúvidas e avaliar se é a melhor opção para a sua criança. Assim é possível avaliar também se a escola possui uma coerência entre o discurso e a prática.
-
Período integral, semi-integral, meio período ou flexível
Verifique todas as possibilidades que a escola oferece para cuidar do seu filho e adequar com a rotina da sua família. Afinal de contas, a criança ficará uma parte do dia ou até mesmo o dia todo nesse ambiente. O ideal é que o horário da escola seja complementar à rotina da família para que, após o trabalho, por exemplo, os pais possam curtir a criança. Algumas escolas oferecem diferentes modalidades como integral em que a criança permanece durante todo o dia na escola, normalmente é o ideal para os pais que trabalham fora. Já as demais modalidades possuem certa flexibilidade.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como pediatra em São Paulo!