Chegou o verão e junto com o calor, os mosquitos! Você sabe qual repelente pode ser utilizados em crianças e qual o tempo de ação?
Vivemos em um país onde muitas doenças são transmitidas por picadas de insetos como a Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya. Além de causar doenças infecciosas, as mordeduras de inseto podem levar a reações alérgicas e infecções bacterianas secundárias à picada.
Para prevenção das picadas, podemos lançar mão de repelentes e de proteção mecânica (como roupas de manga comprida, calças compridas, telas, mosquiteiros e afins).
Nesse post, vou falar um pouco sobre os repelentes disponíveis no mercado.
IR 3535
É um repelente seguro para crianças a partir de 6 meses. Na concentração de 20%, é eficaz contra o Aedes aegypti e o Anopheles e protegem por cerca de 4 horas. Pode ser encontrado na Loção Johnson Antimosquito e no Repelente da Huggies linha Turma da Mônica.
DEET
Foi liberado pela Anvisa para ser utilizado em crianças maiores de 2 anos, na concentração de 10%. É orientado evitar aplicações maiores que 3 vezes ao dia pelo toxicidade que possui. No Brasil, as marcas com DEET estão na concentração de 6 a 9%, o que confere proteção ao longo de 2 horas. Pode ser encontrado no Repelex, Autan e OFF, Xô inseto.
Icaridina
Foi liberado pela Anvisa para uso a partir de 6 meses de idade. É um repelente que oferece proteção contra o Aedes aegypti e pode ser encontrado nas concentrações de 20 e 30%. Na concentração de 20% tem duração de 8 a 10 hortas e pode ser reaplicado por até 3 vezes ao dia. Pode ser encontrado no Exposis, SPB Advanced, Sunlau e Baruel, Effex.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como Pediatra em São Paulo.